A importância da digitalização de processos e de ferramentas de trabalho na área da contabilidade tem sido já sobejamente debatida.
A grande questão que merece ser alvo de reflexão vai muito para a além da utilização de ferramentas mais ágeis e processos digitalizados como instrumento de trabalho, mas, antes, como uma importante adição e suporte ao serviço dos profissionais, na sua ótica mais externa e para players que gravitam à volta da atividade da Contabilidade.
Como bem se sabe, a profissão de Contabilista Certificado (CC) está devidamente regulamentada pela sua Ordem e daqui, desde logo, decorre menor liberdade da sua exposição externa.
O Contabilista Certificado não pode, como a maioria dos profissionais, promover, expor e até “vender” os seus serviços sem as devidas cautelas. Trata-se de uma profissão de utilidade reconhecidamente pública e sujeita, entre outros, ao sigilo profissional – elemento central da relação de confiança com o seu cliente.
Mas, tal como todos os setores e profissões, também a área dos serviços de contabilidade tem evoluído e encontrado formas de inovar e impulsionar uma posição mais estratégica.
Redes sociais: o seu papel estratégico no posicionamento e notoriedade
Desde há muito tempo que as redes sociais, mais do que espaços de “venda” de produtos e serviços, passaram a ser espaços de exposição pública que, utilizados de forma inteligente, permitem a qualquer profissional – e também ao CC – dar a conhecer o seu Core Business, ajudando-o, em simultâneo, a posicionar de forma estratégica a sua atividade nos nichos de mercado pretendidos, ainda que de forma não explicita.
Aqui nasce o desafio ao profissional da contabilidade: ser capaz, em conjugação com as suas limitações estatutárias e sob total respeito pelo sigilo profissional e pelos seus pares, ir promovendo o seu negócio e posicionando-se no segmento ou segmentos de público-alvo pretendido.
Nada impede, por exemplo, que os profissionais estejam presentes nas redes sociais e vão dando nota das suas áreas de atividade, modelos de trabalho, equipas e sucessos conquistados.
Marketing digital para contabilistas: uma ferramenta indispensável
A perceção dos players externos vai-se formando e revendo-se – ou não – naquele profissional. É impensável, nos dias de hoje, que estes profissionais estejam afastados destes tão poderosos meios de Marketing Digital.
Na construção do seu orçamento anual, devem os CC’s prever, logo à partida, uma fatia do seu negócio para esta área. É de tanta relevância como qualquer outro custo de funcionamento do seu Escritório de Contabilidade.
Desafia-se, por isso, que cada profissional seja capaz de alavancar o seu negócio, quer na cadeia de valor acrescentado quer na sua dimensão supraregional. Cada vez mais, mesmo nesta atividade, os negócios são globais. Cabe a cada um perceber para onde quer ir, a que ritmo e com que instrumentos. Há que pensar “fora da caixa”.
Sobre o autor
José António Tinoco | Fundador e CEO da PontoMais
Economista, Contabilista Certificado e Consultor Fiscal há cerca de 25 anos. Depois de ter desempenhado funções de Diretor Financeiro em várias empresas, fundei a PontoMais – Consultores de Gestão há 18 anos convicto que ao nível do apoio às empresas havia ainda um longo caminho a percorrer. E queríamos estar cá para ajudar.
Licenciado em Gestão de Empresas e Pós-graduado em Finanças Empresariais, em 2013 ingressei no Colégio de Especialidade da Ordem dos Contabilistas Certificados, como especialista em Impostos Sobre o Rendimento.
Na PontoMais desenvolvemos a consultoria contabilística e fiscal bem como o apoio à gestão. Acreditamos, cada vez mais, que a essência do negócio de cada empresário, seja ele qual for, terá sempre que ser acompanhado nestas áreas por especialistas altamente qualificados.