Agenda

Agenda

Horário de Portugal
  • Dia 19 de outubro


  • Um conjunto de oradores irá neste primeiro dia tentar traduzir em palavras o atual “estado da nação” relativo à profissão de Contabilista. Em que medida é esta uma profissão aliciante, motivadora e com um futuro risonho. Ou, pelo contrário, será esta uma profissão essencialmente operativa, com forte cariz repetitivo, burocrático e enfadonho? Que opinião têm afinal os clientes dos contabilistas sobre esta profissão e sobre o profissional que os acompanha?




  • Dia 20 de outubro


  • O escritório de contabilidade do futuro não irá sobreviver prestando serviços que cabem todos numa única avença mensal. Então, como poderão conseguir mostrar aos clientes ou aos gestores das empresas, o valor acrescentado dos seus serviços? Conseguirão os clientes e os gestores perceber este valor para passarem a estar dispostos a pagar mais/valorizar mais? Ficarão fidelizados durante toda a vida da empresa? Conheça as atuais técnicas de conquista e retenção de clientes. E saiba como posicionar o contabilista como um consultor financeiro.



  • Dia 21 de outubro


  • Produtividade, produtividade e produtividade! Todos os gestores a procuram para as suas empresas, mas em serviços financeiros e de contabilidade só será possível recorrendo à tecnologia. Em contexto pandémico, as empresas transformaram-se digitalmente, mas o que será que podemos esperar das plataformas que usamos todos os dias, desde as reuniões digitais, ao ERP, à introdução da cloud, às plataformas digitais do Governo e às imensas plataformas existentes? E, no meio disto tudo, estaremos seguros?


  • Dia 22 de outubro


  • O contexto pandémico alterou a capacidade de financia- mento das empresas. Como podem estas financiar-se e encontrar incentivos fiscais e financeiros? Será este o momento certo para ponderar uma reestruturação, fusão, aquisição ou venda? E que serviços as empresas devem externalizar, como forma de obter ganhos? O papel do governo e da União Europeia é essencial, mas o que podemos esperar destas instituições? Por fim, o reporting financeiro nunca foi tão importante para a tomada de decisão, ou será que não?


  • Dia 23 de outubro


  • As pessoas são a base dos serviços de contabilidade e financeiros. Mas será que estas estão a ter os níveis de performance certos? Como anda a gestão do stress e das emoções? O que podemos esperar do ensino e dos líderes para garantir que temos os recursos certos no atual contexto? Mas os Recursos Humanos têm uma dimensão diferente neste setor, pois também podem ser uma área de externalização de serviços para as empresas. Que papel os Escritórios de Contabilidade podem ter neste campo?