Contabilidade

Contabilidade Colaborativa: já conhece o novo modelo de trabalho?

23 de fevereiro, 2022
Contabilidade colaborativa

Está a emergir um novo modelo de trabalho entre empresas e contabilistas. Um modelo de trabalho colaborativo onde a tecnologia desempenha um papel fundamental – aproximar empresas e contabilistas através de uma única plataforma de gestão Cloud que garante rapidez no tratamento da informação contabilística, rigor e coerência dos dados e facilidade de acesso à informação. Este modelo é a Contabilidade Colaborativa.

Contabilidade Colaborativa: por que razão surge um novo modelo?

Muitos dos gestores que hoje ocupam cargos de liderança nas organizações já conhecem o novo paradigma digital de gestão e valorizam a mobilidade, a facilidade de acesso aos dados do negócio em tempo real e em qualquer lugar, a flexibilidade dos modelos pay per use ou o conforto de não terem de se preocupar com a disponibilidade, operacionalização, manutenção, atualização e segurança dos sistemas informáticos de apoio à gestão.

Estes gestores da era digital já não procuram um serviço de contabilidade tradicional. Procuram profissionais que colocam todo o seu know-how sobre fiscalidade, contabilidade e gestão ao serviço do negócio. Isto porque as suas atenções já não estão centradas nos processos. Esse é o papel da tecnologia.

O que é a Contabilidade Colaborativa?

A contabilidade colaborativa é um novo conceito que chegou ao setor da prestação de serviços de contabilidade e gestão por força da transformação digital acelerada que o mundo atravessa, não só no que respeita aos processos de negócio, mas também no próprio modelo de relacionamento humano.

Instigado pelo avanço tecnológico e pelos novos modelos de trabalho que daí resultaram, a contabilidade colaborativa surge como corolário da transformação digital dos processos inerentes à atividade dos profissionais do setor e, simultaneamente, como resposta às necessidades dos gestores acederem à informação de gestão em tempo real e em qualquer lugar.  

O que muda com a Contabilidade colaborativa?

Os Escritórios de Contabilidade que ainda trabalham no modelo tradicional têm a atividade centrada na introdução e validação de documentos, no apuramento de impostos e no reporting financeiro a entidades externas às empresas suas clientes, como são exemplos os Bancos ou o Estado.

Com o novo modelo de trabalho colaborativo, o dia a dia de trabalho num Escritório de Contabilidade passa a ser muito mais valorizado, não só pelos clientes, como pelos próprios profissionais que passarão a sentir-se parte ativa na gestão do negócio das empresas clientes. Esta mudança de paradigma vem acabar com muitos dos processos tradicionais, que passam a ser desempenhados pela tecnologia.

Processos que a tecnologia vem automatizar

  1. Introdução e reconciliação de documentos
  2. Apuramento de impostos e reporting fiscal
  3. Processamento salarial
  4. Validação de dados
  5. Apuramento de resultados

Quais as vantagens da Contabilidade Colaborativa

1.       Mais Produtividade e eficiência

Receber um monte de faturas e recibos em papel (ou por email) de cada um dos clientes, organizá-los, registá-los e lançá-los manualmente acarreta uma carga de trabalho enorme. Com toda a tecnologia disponível atualmente é muito simples integrar automaticamente os documentos do e-fatura e do SAF-T e ligar com outras plataformas e aplicações em tempo real, de forma a consultar os dados necessários para proceder ao respetivo tratamento contabilístico.

2.        Mais rigor e transparência

Cenários como a perda de faturas, erros na introdução de documentos, datas trocadas ou valores difíceis de fundamentar deixam de existir. A informação flui entre sistemas de forma natural e com mecanismos de rastreabilidade, garantindo a coerência da informação e total transparência na relação com os clientes.

3.       Mais acessibilidade

A informação passa a estar atualizada ao minuto e acessível em tempo real, permitindo planear a gerir melhor a atividade diária e até tratar de alguns processos em contextos de mobilidade.

4.       Mais serviços de valor acrescentado

Ao obter a informação contabilística e financeira sem grande esforço, torna-se simples explorá-la do ponto de vista da gestão estratégica, contribuindo com importantes inputs para a gestão das empresas suas clientes.

5.       Mais proximidade

A apenas a um clique de distância, o escritório de contabilidade pode trabalhar em conjunto com o cliente, produzir relatórios e apresentar serviços diferenciadores baseados na informação que recolhe do cliente, posicionando-se como um aliado indispensável à gestão do negócio.

6.       Mais rentabilidade  

Ao recorrer a tecnologias de digitalização e colaboração, que aceleram operações e automatizam processos, com os mesmos recursos terá capacidade para prestar serviços a um maior número de clientes, garantindo uma maior rentabilidade do negócio.

7.       Profissionais mais valorizados

Com a rotina diária de introdução e validação de documentos automatizada, a análise de dados ganha terreno e posiciona os contabilistas como consultores imprescindíveis à gestão financeira das empresas. Assim, deixam de estar focados no reporte e passam a conseguir colocar competências ao serviço da análise de dados, apresentando-se como verdadeiros consultores dos clientes.

8.       Clientes mais satisfeitos

Os ganhos são bilaterais. Na mesma plataforma onde rapidamente emitem uma fatura online, formalizam uma compra ou registam as férias, têm acesso à informação necessária para uma gestão eficiente do negócio – seja a consulta do IVA a pagar, as demonstrações de resultados ou outra informação que anteriormente apenas estava disponível mais tarde.

Como construir uma oferta de serviços de valor acrescentado?

Para assegurar uma imersão plena na era digital e apresentar uma verdadeira proposta de valor aos seus clientes, é primordial que as soluções tecnológicas escolhidas sejam uma base sólida para a prestação dos serviços diferenciadores que temos vindo a apontar.

Como vimos, esse futuro é feito de acesso imediato e contínuo aos dados, integração em tempo real, comunicação segura entre várias plataformas, colaboração na gestão do negócio. Mas atenção, nem todas as soluções disponíveis têm a solidez necessária para entrar com sucesso neste advento digital.

Contudo, o ROSE Accounting Services é a plataforma cloud de contabilidade colaborativa que responde a estas necessidades.

Esta plataforma cloud de gestão e contabilidade colaborativa dá resposta às necessidades dos Escritórios de Contabilidade e dos gestores, simultaneamente, facilitando o trabalho conjunto para uma gestão mais ágil e transparente.

Conheça a nova solução da PRIMAVERA para o setor e entre já na nova era da contabilidade colaborativa.

Sobre o autor

Mariana Pimentel | Marketing and Corporate Communication na PRIMAVERA Business Software Solutions

Como nativa digital, alio o meu fascínio pela comunicação às potencialidades da tecnologia. Da experiência em jornalismo trouxe os valores do rigor e da fiabilidade da informação e o mestrado na área de Marketing e Comunicação Digital foi a ponta do iceberg de conteúdo que vai crescendo diariamente.

Alio a comunicação ao digital e foi no setor das tecnologias que encontrei a base da objetividade que me permite transmitir mensagens uníssonas e objetivas da atualidade da comunicação empresarial.
Autor do artigo:
Mariana Pimentel
Data de criação do artigo:
23 de fevereiro, 2022
Tags:
Partilhe este artigo:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse