Contabilidade, Gestão

Conhece as vantagens da contabilidade e gestão colaborativa?

29 de dezembro, 2021
Contabilidade e gestão colaborativa

Com o mundo a mudar a passos largos e a digitalização a fazer cada vez mais parte do nosso dia a dia, novas tendências começam a surgiu: o teletrabalho, a contabilidade e gestão colaborativa ou a instantaneidade.

São também estas tendências que fazem emergir novas necessidades, como uma urgente transformação nos processos, o acesso em tempo real à informação, a automatização ou a mobilidade.

Isto apenas significa uma coisa: vivemos uma dinâmica de contabilidade e gestão colaborativa – onde contabilistas e empresários estão à distância de um clique.

Como responder às novas dinâmicas de trabalho e oferecer maior valor acrescentado?

Para conseguir oferecer o máximo valor nos serviços de contabilidade é essencial que os empresários saiam da bolha que ainda os prende à ideia de que os serviços de contabilidade são uma mera obrigação burocrática e fiscal e começar a pensar nestes serviços como uma oportunidade de também maximizar o potencial do negócio.

Simultaneamente, para oferecer maior valor, é essencial conhecer as necessidades atuais dos empresários. Necessidades essas, fruto da digitalização e das novas dinâmicas de trabalho:

  • A necessidade de obter mais e melhor informação em tempo real

Imagine que, na reunião anual ou semestral que tem com os seus clientes, além da informação contabilística, estaria a fornecer outras informações, em tempo real, sobre a situação do negócio – por exemplo, indicadores ou ações positivas que ocorreram durante um determinado período de tempo, indicadores menos positivos ou até oportunidades de melhoria.

  • A necessidade de acesso à informação mais rapidamente

E se pudesse acabar com os constantes pedidos de informação e troca de emails? Com a informação partilhada e de fácil acesso, em tempo real e numa única plataforma, a informação flui muito mais rapidamente e de forma mais ágil. Assim, contabilista e empresário têm acesso a informação que está apenas à distância de um clique.

  • A necessidade de maior mobilidade

Com o dia-a-dia das empresas cada vez mais frenético e a exigência do trabalho a aumentar cada vez mais, os processos e as interações entre pessoas têm de ser cada vez mais digitais para que suportem as dinâmicas colaborativas – dinâmicas estas que aproximam empresários e contabilistas. E agora que o trabalho não está restrito a 4 paredes, é fundamental apostar nesta dinâmica da mobilidade e nas maravilhas da cloud para garantir uma gestão eficiente do negócio dos seus clientes.

É esta essência da contabilidade e gestão colaborativa: a possibilidade do contabilista disponibilizar informação preciosas para que os empresários possam tirar partido na gestão do seu negócio.

Como aplicar a contabilidade e gestão colaborativa no negócio e oferecer maior valor?

É fácil imaginar um cenário onde é possível oferecer o máximo valor do serviço de contabilidade para o seu negócio. Mas como fazer isso, efetivamente? A resposta é, certamente, a colaboração entre empresários e contabilistas. E o fio condutor que permite que isso aconteça é a digitalização.

Felizmente, a evolução tecnológica veio facilitar todo este processo de colaboração – a cloud tem oferecido às empresas a capacidade de trabalhar em qualquer lugar mas, acima de tudo, a terem acesso à informação em tempo real.

Com a aposta em plataformas cloud de contabilidade e gestão colaborativa, que permitem o acesso e partilha de informação entre empresários e contabilistas com apenas um clique e em tempo real, é mais fácil retirar o máximo valor dos processos e aumentar a eficiência e rentabilidade do negócio.

Quais as vantagens deste paradigma de contabilidade e gestão colaborativa?

Mais informação, mais detalhada e em tempo real

A contabilidade e gestão colaborativa assenta essencialmente na possibilidade de passar a aceder e a oferecer a informação de gestão mais rapidamente – ou mesmo em tempo real – e aumentar a qualidade dessa informação (além de contabilística, pode ser financeira, de gestão, patrimonial, etc) e o seu impacto no negócio, diminuindo o gap temporal entre o receber os dados e o enviar informação de gestão.

Maior acompanhamento de negócio em colaboração com os clientes

Através de plataformas de contabilidade e gestão colaborativa, tanto o contabilista como os seus clientes podem acompanhar os resultados em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo graças às maravilhas da cloud – seja computador, tablet ou smartphone.

Maior produtividade e eficiência

A constante partilha de informação entre empresa e contabilista (e vice-versa) pode tornar-se uma sobrecarga de trabalho. Mas com a aposta numa plataforma de contabilidade e gestão colaborativa, deixam de existir dores de cabeça com a perda e duplicação de dados e os pedidos de informação terminam, porque todos os dados estão acessíveis num único local.

Mas, de forma tangível, de que forma a contabilidade e gestão colaborativa ajudam a aumentar o potencial de negócio?

Ao trabalhar na mesma plataforma que os seus clientes – são exemplos plataformas como o ROSE Accounting Services –, quando é emitida uma fatura, por exemplo, o registo na contabilidade é automático; quando são registadas férias, esse fator é automaticamente considerado no processamento salarial; ou quando é feito um apuramento de IVA, há imediatamente um registo de pendentes na sua conta corrente.

As vantagens são (quase) infinitas:

  • A troca e os fluxos de informação são acelerados;
  • Os processos são automatizados e é o fim dos registos errados ou duplicados;
  • E, no final de contas, a informação está disponível em tempo real.

Contabilidade e gestão colaborativa: como tirar o máximo partido da tecnologia

A gestão de qualquer negócio é mais ágil quando temos tudo o que precisamos ao nosso alcance. E, graças ao ROSE AS, tudo está ao alcance de cada um – seja contabilista ou empresário.

Assente na filosofia de gestão e contabilidade colaborativa, a sua tecnologia e os seus mecanismos inteligentes maximizam a eficiência dos empresários e dos contabilistas, colocando-os a trabalhar em conjunto na gestão do negócio.

O ROSE AS chegou para revolucionar a gestão e aproximar contabilistas e empresários, facilitando o trabalho conjunto para uma gestão mais ágil e transparente.

É gestor e quer aumentar o potencial do seu negócio?  Conheça todas as condições e peça acesso ao seu contabilista.

É contabilista e quer conhecer o poder desta solução disruptiva? Agende uma demonstração grátis do ROSE Accounting Services e veja com os seus próprios olhos o que a contabilidade colaborativa pode fazer por si e pelos seus clientes.

Sobre o autor

Mariana Pimentel | Marketing and Corporate Communication na PRIMAVERA Business Software Solutions

Como nativa digital, alio o meu fascínio pela comunicação às potencialidades da tecnologia. Da experiência em jornalismo trouxe os valores do rigor e da fiabilidade da informação e o mestrado na área de Marketing e Comunicação Digital foi a ponta do iceberg de conteúdo que vai crescendo diariamente.

Alio a comunicação ao digital e foi no setor das tecnologias que encontrei a base da objetividade que me permite transmitir mensagens uníssonas e objetivas da atualidade da comunicação empresarial.

Aqui vou partilhar alguns dos textos sobre Tecnologia e Inovação, para que possa acompanhar o que de mais relevante vai acontecendo nestas áreas. Espero que goste!
Autor do artigo:
Mariana Pimentel
Data de criação do artigo:
29 de dezembro, 2021
Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse