Hoje, as atenções já não podem estar centradas nos processos, mas antes, na performance das empresas clientes. É esta a principal diferença entre a contabilidade digital e a contabilidade tradicional.
Na primeira, o foco está totalmente centrado no cliente e na entrega do máximo valor nos serviços prestados, enquanto na segunda, o principal foco eram os processos.
Mas como é possível fazer esta transição de um escritório de contabilidade tradicional para um escritório de contabilidade digital? Fácil: a resposta está na tecnologia. Só desta forma é possível criar escritórios de Contabilidade inteligentes, mais rentáveis, mais ágeis, mais modernos e preparados para responder às exigências da nova geração de gestores.
Mas onde começa o percurso para a contabilidade digital?
A mudança de paradigma é urgente. O modelo tradicional de prestação de serviços de contabilidade já não é competitivo aos olhos dos novos gestores, mais informados, mais exigentes, mais digitais.
A nova geração de gestores, jovens empreendedores muito habituados à utilização de tecnologia, avessos a todo o tipo de burocracias e ávidos de soluções tecnológicas, espera que o contabilista tenha um papel pró-ativo na geração de valor e seja um agente promotor da tomada de decisões estratégicas.
Tal só será possível se o contabilista delegar na tecnologia operações repetitivas, como o tratamento de documentos, transformando-se num verdadeiro consultor de negócio. Só assim poderá entrar na era da contabilidade digital.
Quais são as principais diferenças entre a contabilidade digital e tradicional?
O modelo tradicional
Na Contabilidade tradicional, o papel do Contabilista está limitado à transmissão de informação fiscal, visto que são necessários esforços extra para efetuar, com rigor e precisão, a comunicação de dados às entidades oficiais. Neste regime ou modelo, é requerida a presença física dos documentos do cliente no Escritório de Contabilidade para a execução de serviços.
O papel e a impressão de documentos são uma realidade muito comum e a relação Contabilista/Cliente é de quase dependência, na medida em que na grande maioria das vezes os clientes não têm quaisquer conhecimentos contabilísticos, nem tampouco das suas obrigações perante o Estado.
Um novo modelo de serviços de Contabilidade Digital
Hoje em dia, as tecnologias estão a mudar a prestação de serviços de contabilidade. O Contabilista passou a dispor de tecnologias que lhe permitem ser mais ágil e estar conectado com os seus clientes.
As operações burocráticas de registo, reconciliação e validação de documentos de compra e venda são delegadas para sistemas especializados e fiáveis a partir dos quais a margem de erro diminui, a produtividade aumenta e a consultoria de gestão passa a ser o foco da atividade dos profissionais do setor.
Com o advento da Era Digital, o Contabilista pode dar suporte ao planeamento estratégico dos seus clientes. Com as tecnologias hoje disponíveis e o elevado know-how dos contabilistas, todos têm a ganhar. As empresas que recorrem a estes serviços passam a ter um serviço mais eficiente e os Escritórios de Contabilidade podem diversificar mais a sua oferta, incluindo o apoio estratégico à gestão do negócio.
Passa a existir um novo paradigma no papel do contabilista: o contabilista colaborativo, que oferece mais valor nos serviços que presta, apoiando o cliente, não apenas em questões burocráticas, mas na análise estratégica do negócio.
Como digitalizar o meu Escritório de Contabilidade?
A tecnologia tem ajudado os Escritórios de Contabilidade a introduzir maior produtividade no seu dia a dia. Os novos sistemas de comunicação e informação vieram libertar o contabilista de trabalhos demorados e minuciosos, como o lançamento de movimentos contabilísticos, reconciliações ou apuramentos.
A tecnologia automatizou grande parte dos processos contabilísticos e a tendência é aumentar, especialmente com a possibilidade de integração de sistemas. A partilha direta de informação financeira entre o contabilista e as empresas, garante agilidade na execução de processos, mais transparência e menos erros ou incoerências.
Esta partilha de informação em tempo real e independentemente das distâncias já é possível através das maravilhas da tecnologia. Exemplo perfeito disso é o ROSE Accounting Services, uma plataforma de contabilidade colaborativa que permite que contabilistas e empresários trabalhem sobre a mesma informação, em tempo real e na mesma plataforma.
Acabaram-se, assim, os registos duplicados, os pedidos de informação ou os erros de registo. A contabilidade colaborativa é a representação perfeita da evolução do tradicional para um paradigma de contabilidade digital!
Sobre o autor
Mariana Pimentel | Marketing and Corporate Communication na PRIMAVERA Business Software Solutions
Como nativa digital, alio o meu fascínio pela comunicação às potencialidades da tecnologia. Da experiência em jornalismo trouxe os valores do rigor e da fiabilidade da informação e o mestrado na área de Marketing e Comunicação Digital foi a ponta do iceberg de conteúdo que vai crescendo diariamente.
Alio a comunicação ao digital e foi no setor das tecnologias que encontrei a base da objetividade que me permite transmitir mensagens uníssonas e objetivas da atualidade da comunicação empresarial.