Contabilidade, Gestão

E se pudesse ser o diretor financeiro dos seus clientes?

25 de maio, 2022
E se pudesse ser o diretor financeiro dos seus clientes?

A verdade é que quanto maior é o conhecimento financeiro e de gestão nas empresas, maior a capacidade de tomada de decisão. É por isso que fica fácil de afirmar que um contabilista com grande proximidade aos seus clientes e que promova o seu know-how, está a oferecer-lhes grande auxílio na tomada de decisão e tonar-se fácil adotar o papel de diretor financeiro.

Mas como é que isso se torna possível?

É certo que a maioria dos pequenos negócios não tem a capacidade de ter um expert em finanças e contabilidade a tempo inteiro. É aqui que o papel do contabilista se torna preponderante no dia a dia das empresas: fazer muito além de um trabalho administrativo e entrar no mundo da análise para ajudar na tomada de decisão.  

Hoje os empresários procuram um proatividade e dinamismo nos serviços. A concorrência entre os serviços prestados é cada vez maior e o nível de diferenciação é menor – nomeadamente no que respeita aos serviços mais rotineiros e de menor valor acrescentado. Para alterar este cenário é essencial confiar na tecnologia: a ferramenta certa para inovar e prestar um serviço mais célere e próximo.

O papel da tecnologia no setor da contabilidade 

É a tecnologia que torna muitas das tarefas dos contabilistas automáticas. Estamos, portanto, na presença de uma mudança do papel do contabilista, onde muitas das tarefas que requeriam demasiado tempo de trabalho podem, agora, ser realizadas em poucos minutos. Além de automático, o processo garante maior segurança, flexibilidade e acessibilidade.

Esta mudança do papel do contabilista, assente na aposta em tecnologia cloud, oferece-lhe a possibilidade de se tornar um conselheiro financeiro dos seus clientes.

Ajudar o cliente a criar orçamentos, a projetar o futuro e apoiar nas decisões financeiras são algumas das tarefas de um diretor financeiro. Estes são serviços que os contabilistas podem, agora, apresentar aos seus clientes e, assim, tornar-se o braço financeiro dos empresários e ajudá-los a tomar decisões melhores e mais rápidas.

Software cloud: o melhor amigo dos contabilistas

Usar tecnologia cloud é essencial para garantir o máximo rigor, produtividade e eficiência do setor da contabilidade.

As vantagens da cloud:

  • A possibilidade de partilhar dados, em tempo real;
  • Oferece relatórios e análises de negócio, em tempo real. Estas características ajudam a ter uma visão clara da situação financeira dos clientes;
  • Os software cloud são acessíveis e flexíveis. Pode oferecer serviços de contabilidade desde qualquer lugar e a qualquer hora.

O diretor financeiro tem capacidade de garantir ao cliente a realização de várias tarefas que tornam o serviço mais eficaz e personalizado:

Apoio à decisão

Através da cloud é mais simples a partilha de dados e, consequentemente a comunicação com os clientes. Com estes dados disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer altura, torna-se mais fácil partilhar insights de negócio, apoiar cada cliente e aconselhá-lo na tomada de decisão. Conversar com os clientes ajuda a descobrir o que cada um precisa realmente e a perceber como e quando atuar.

Orçamento e forecast

Com o software cloud é possível criar um orçamento anual e monitorizá-lo ao longo do tempo. Isto pode ser feito em conjunto com os seus clientes. Além disso, esta tecnologia oferece a possibilidade de criar previsões, às quais o diretor financeiro deverá dar resposta.

Monitorização da situação financeira

É também a cloud que permite que os dados estejam disponíveis em qualquer dispositivo, em qualquer altura e lugar. Isto permite tornar-se diretor financeiro dos seus clientes e oferecer serviços desde qualquer localização. Desde lançamentos a registos de despesas, as soluções cloud poupam tempo ao automatizar os processos, com maior precisão, rapidez e confiança.

Relatório e análises de negócio em tempo real

A tecnologia cloud oferece relatórios em tempo real e ferramentas de análise, que ajudam a ter uma visão clara da condição financeira do seu cliente. A apenas a um clique de distância, pode comunicar com o cliente, produzir relatórios e propostas de melhoria, bem como emitir faturas e lançar despesas.

Para se tornar um conselheiro financeiro de confiança, o contabilista deve adaptar a forma como aborda o setor e começar a implementar algumas mudanças:

  • Oferecer mais serviços de consultoria;
  • Mudar a forma de interação com os clientes, criando relacionamentos mais significativos;
  • Conversar com os clientes, com o objetivo de identificar e ferir os seus problemas;
  • Ajudar os clientes a alcançar os objetivos;

Sobre o autor

Mariana Pimentel | Marketing and Corporate Communication na PRIMAVERA Business Software Solutions

Como nativa digital, alio o meu fascínio pela comunicação às potencialidades da tecnologia. Da experiência em jornalismo trouxe os valores do rigor e da fiabilidade da informação e o mestrado na área de Marketing e Comunicação Digital foi a ponta do iceberg de conteúdo que vai crescendo diariamente.

Alio a comunicação ao digital e foi no setor das tecnologias que encontrei a base da objetividade que me permite transmitir mensagens uníssonas e objetivas da atualidade da comunicação empresarial.
Autor do artigo:
Mariana Pimentel
Data de criação do artigo:
25 de maio, 2022
Tags:
Partilhe este artigo:

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse