Contabilidade, Gestão

A Rentabilidade dos Escritórios de Contabilidade em Portugal

4 de novembro, 2021
Rentabilidade dos Escritórios de Contabilidade

Sabia que em Portugal existem 7.000 escritórios de contabilidade? Este foi o universo analisado pela GfK, uma consultora multinacional de referência em estudos de mercado, que traçou uma radiografia da atualidade do setor da Prestação de Serviços de Contabilidade e Gestão em Portugal.

Este setor desempenha um papel vital no tecido empresarial português, maioritariamente dominado por micro e pequenas empresas. Por essa razão, esta análise – com um olhar muito focado nos custos e nos proveitos dos escritórios de contabilidade – teve como objetivo compreender a realidade do setor, explorar os desafios e apontar caminhos de crescimento.

»» Download gratuito

Os principais resultados do estudo sobre a rentabilidade dos Escritórios de Contabilidade

A dimensão dos Escritórios de Contabilidade​

Em média, os Escritórios de Contabilidade em Portugal têm 5,4 funcionários. No entanto, os escritórios de menor dimensão (entre 1 e 3 funcionários) representam a maioria – 57%. Os restantes 43% dos Escritórios de Contabilidade têm 10 ou mais funcionários.

O número de clientes por escritório

Os Escritórios de Contabilidade têm em média 70 empresas clientes. Contudo, esse valor varia muito em função da dimensão do próprio Escritório de Contabilidade, sendo que o número médio de clientes em escritórios com 10 ou mais funcionários é 150.

O volume médio de faturação por dimensão​​

Em média, e anualmente, os Escritórios de Contabilidade faturam 144.000€, mas este valor é muito variável consoante o número de funcionários. Mais uma vez, o valor anual dos escritórios de maior dimensão (com 10 ou mais funcionários) é superior: 354.730€. Por outro lado, o valor anual médio por cliente é 2.400€.

O número de serviços prestados por Escritório​​

Em média, os Escritórios de Contabilidade prestam 7 serviços distintos, que vão desde a Contabilidade, passando pelo Reporte, até à Assessoria e Consultoria. Serviços estes que também variam consoante a dimensão do EC. Estes são os principais serviços prestados:

  • Contabilidade Geral / Reporte Fiscal
  • Processamento de Salários
  • Fiscalidade / Consultoria fiscal
  • Apoio a empresários em nome individual
  • Declaração de início de atividade

Os serviços mais procurados pelos clientes

Existe uma correspondência elevada entre os serviços prestados pelos Escritórios de Contabilidade e os serviços mais procurados pelos clientes. São eles: ​Contabilidade Geral / Reporte Fiscal; Processamento de salários; Fiscalidade / Consultoria Fiscal; Apoio a empresários em nome individual e Declaração de início de atividade.

Os setores que mais contribuem para o volume de faturação ​

Alguns setores de atividade destacam-se pelo seu peso no volume de faturação dos Escritórios de Contabilidade. Os setores com maior peso são:

  • Serviços / consultoria
  • Indústria
  • Comércio por retalho

O crescimento do setor da Contabilidade​

Em 2021, 84% dos Escritórios de Contabilidade ganharam pelos menos um cliente. Em média foram conquistados 8 novos clientes este ano. Novamente, os escritórios de maior dimensão conquistaram uma média de 17 novos clientes, enquanto os escritórios de menor dimensão conquistaram 4 novos clientes. Por outro lado, em média, cada escritório perdeu 2 clientes em 2021.

Os gastos com salários dos Escritórios de Contabilidade

Nos Escritórios de Contabilidade em Portugal, os salários variam entre os 800€ e os 1.000€ brutos por mês. Este gasto representa cerca de 2/3 da estrutura de gastos dos escritórios.

O nível de digitalização dos Escritórios

98% dos Escritórios de Contabilidade utiliza software de gestão, mas a percentagem de escritórios que já aderiu ao software na cloud é 41%, sendo a faturação o principal processo realizado com recurso a software na cloud. Outras ferramentas utilizadas e que contribuem para a digitalização dos escritórios é o Arquivo Digital, gestor de tarefas e ferramentas de marketing.

As perspetivas de crescimento para o futuro

91% dos Escritórios de Contabilidade pretende crescer no futuro, mas onde estará suportado este crescimento?

  • No aumento do número de avenças;
  • No aumento do valor das avenças;
  • No aumento do portefólio de serviços.

As conclusões

Aumentar o valor das avenças

Em 2021 o saldo entre a perda de clientes e a conquista de novos clientes foi positivo, mas para aumentarem a sua rentabilidade os Escritórios de Contabilidade precisam, além de conquistar e reter clientes, de mexer no preço das avenças e estabelecer um preço mínimo.

Alargar a carteira de clientes

Para que os Escritórios de Contabilidade possam crescer, há pelo menos 3 oportunidades que podem ser aproveitadas:

  • Comércio digital;
  • O programa de Recuperação e Resiliência (PRR);
  • Fusões e aquisições.

Aumentar o portefólio

Este estudo mostra-nos que em média os Escritórios de Contabilidade prestam 7 serviços a cada cliente, mas podem evoluir na oferta, apoiando as candidaturas ao PRR ou investindo em serviços de Auditoria.

Outras oportunidades de crescimento:

  • Apresentar serviços de valor acrescentado;
  • Automatizar processos repetitivos.

De que forma a tecnologia pode ajudar a aumentar o portefólio de serviços?

Desde a automatização de operações rotineiras à adoção de uma dinâmica mais colaborativa entre contabilistas e empresários, a tecnologia é o motor da evolução dos serviços de Contabilidade e Gestão.

Em que circunstâncias a tecnologia ajuda a aumentar a rentabilidade?

  1. Automatizar operações rotineiras: Com a utilização de um software de gestão, além de automatizar operações como a introdução e reconciliação de documentos, apuramento de impostos e reporting fiscal, validação de dados ou processamento salarial, facilita o aumento da rentabilidade, sem a necessidade de aumentar recursos. A automatização deste tipo de operações é crucial para o aumento da rentabilidade dos EC.
  2. Organização e arquivo de documentos: é evidente que o arquivo digital traz vantagens óbvias como a facilidade de acesso aos documentos, a rapidez de organização e arquivo dos documentos por cliente, a integração automática na contabilidade, a facilidade de resposta a auditorias e naturalmente a eliminação dos custos de tempo e espaço relacionados com o arquivo físico.
  3. Colaboração em tempo real com os clientes: ao ser partilhada a informação, deixa de ser necessário enviar dados de um lado para o outro. Há muito mais agilidade e rapidez de acesso à informação. O trabalho de introdução de dados diminui e há até plataformas como o ROSE Accounting Services que já estão dotadas de mecanismos inteligentes que ajudam a prever resultados, algo que poderá ser relevante para a apresentação de serviços diferenciadores, de maior valor para o cliente.
  4. Disponibilização da informação pronta para análise: com o RPA (Robotic Automation Software) a ganhar terreno e a algoritmia a fazer parte dos sistemas de gestão, cada vez mais o software se apresenta como o aliado do setor. Por um lado, automatiza tarefas e valida dados, e, por outro, disponibiliza análises de gestão, relatórios e previsões que são vitais para a prestação de serviços diferenciadores.

Conheça a realidade atual dos Escritórios de Contabilidade

Neste estudo sobre a rentabilidade dos Escritórios de Contabilidade, a consultora multinacional GFK faz uma radiografia do setor e explora caminhos de crescimento futuro. Faça o download gratuito e encontre:

  • Caracterização geral do setor
  • Serviços prestados e estrutura de gastos
  • Perfil dos clientes
  • Ferramentas tecnológicas utilizadas nos serviços prestados
  • Caminhos para aumentar a rentabilidade futura


»» Download gratuito

Sobre o autor

Mariana Pimentel | Marketing and Corporate Communication

Como nativa digital, alio o meu fascínio pela comunicação às potencialidades da tecnologia. Da experiência em jornalismo trouxe os valores do rigor e da fiabilidade da informação e o mestrado na área de Marketing e Comunicação Digital foi a ponta do iceberg de conteúdo que vai crescendo diariamente.

Alio a comunicação ao digital e foi no setor das tecnologias que encontrei a base da objetividade que me permite transmitir mensagens uníssonas e objetivas da atualidade da comunicação empresarial.

Aqui vou partilhar alguns dos textos sobre Tecnologia e Inovação, para que possa acompanhar o que de mais relevante vai acontecendo nestas áreas. Espero que goste!
Autor do artigo:
Mariana Pimentel
Data de criação do artigo:
4 de novembro, 2021
Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse