Recursos Humanos

Fadiga pandémica – Não deixe que tome conta dos seus dias!

23 de fevereiro, 2021
contabilidade

A fadiga pandémica é uma realidade e são vários os profissionais afetados. Exemplo disso são os contabilistas que enfrentam atualmente longas jornadas de trabalho, pautadas por um elevado nível de pressão e stress, que exigem um grande esforço e resiliência.

Além disso, o facto de vivermos num mundo cada vez mais conectado obriga-nos a estar constantemente ligados e disponíveis, de forma a apoiar os clientes e a resolver problemas.

Se esta já era uma realidade rigorosa, a chegada da pandemia veio mudar por completo as condições de trabalho e a rotina dos contabilistas. O teletrabalho e confinamento passaram a ser palavras de ordem, levando a uma readaptação completa dos métodos de trabalho e do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Fruto deste período que vivemos, os cuidados de saúde mental nunca foram tão importantes. A “fadiga pandémica” afeta cada vez mais profissionais e é importante garantir um estilo de vida saudável.

Fique a conhecer alguns cuidados que deve ter durante este período para manter uma boa saúde mental.

O efeito “fadiga pandémica” e a importância de uma boa saúde mental

A saúde mental tem-se tornado, nos últimos anos, uma preocupação crescente das entidades da saúde.

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou possam vir a sofrer, de problemas de saúde mental e 12 de problemas graves. De entre os problemas mais populares destacam-se a ansiedade, o stress continuado, a depressão, a dependência de álcool ou drogas, as perturbações psicóticas como a esquizofrenia, os atrasos mentais ou as demências.

Se esta condição já era algo a ter em conta nos dias que correm, com a chegada da atual pandemia e com as alterações nas rotinas profissionais e pessoais, levou a um agravamento que ficou conhecido como “fadiga pandémica”.

Segundo a OMS, esta é uma reação natural à adversidade e à incerteza e está relacionada com o desgaste emocional em torno do Covid-19, percecionada através de um sentimento de cansaço e desmotivação.

Truques e dicas para si e para a sua equipa de contabilistas que está em teletrabalho!

Se até agora todo o trabalho se centrava no escritório de contabilidade, a pandemia obrigou a uma diversificação do local de trabalho, fazendo com que grande parte dos profissionais da contabilidade tenha necessidade de trabalhar de forma remota a partir de sua casa.

Se este período já se adivinha de muita pressão, onde o contabilista certificado desempenha também um papel de conselheiro e amigo dos empresários, esta nova realidade e a adaptação a um novo método de trabalho dificulta ainda mais as tarefas.

De forma a manter um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional e manter a sua saúde mental, deixamos algumas dicas que deve adotar no seu dia a dia.

Estabelecer uma rotina

Um dos principais cuidados a ter neste período é não quebrar as rotinas habituais. É importante manter os horários ao acordar, para tomar o pequeno-almoço e vestir, tal como se fosse um dia habitual no escritório.

É também importante definir uma hora de almoço e uma hora para terminar de forma a estabelecer bem as suas pausas de descanso e a terminar o dia a horas.

Manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Tendo em conta que irá partilhar o mesmo espaço para a sua vida pessoal e profissional, é importante diferenciar e espaçar estas duas vivências.

É assim essencial definir uma hora para finalizar o trabalho e fazer um esforço para desligar dos assuntos de trabalho e dar atenção à família ou às diversas tarefas de casa ou hobbies.

Contactar com amigos e familiares

Num período marcado pelo confinamento e distanciamento social, é importante manter contacto com pessoas.
Para isso, é recomendado ligar para familiares e amigos, fazer videochamadas ou criar grupos de conversação para manter ativo o lado social.

Praticar exercício físico

Dado que as saídas de casa têm uma frequência menor e visto que existe uma grande diminuição do esforço realizado diariamente, é importante reservar uma pequena parte do dia para a prática do exercício físico de forma a manter hábitos saudáveis.

Pratique outras atividades

Além da parte física, é também importante continuar a exercitar o cérebro.
Assim, é recomendada a participação em webinars, formações, eventos online ou hobbies para que seja possível ao contabilista continuar a evoluir o seu conhecimento.

Tenha uma alimentação equilibrada

Ao trabalhar em casa, é frequente que haja uma vontade constante de realizar pequenas e constantes refeições. Como este é um período em que se gasta menos energia, é importante reduzir os snacks ao essencial e praticar uma alimentação equilibrada e variada de forma a não ingerir demasiados hidratos.

Cuidados de higiene

Por fim, e tendo em conta que vivemos numa pandemia, é essencial que se cumpram todos os cuidados de higiene recomendados, desde a desinfeção constante das mãos até ao uso de máscara na rua.

Relembre a sessão do Dr. José Soares na I edição do Accounting Summit

O Dr. José Soares foi um dos convidados a participar na I edição do Accounting Summit onde nos falou sobre a Criação de Valor na área de Recursos Humanos e foi altamente inspirador sobre o “viver com qualidade em pandemia”.

»» Reveja a sessão aqui

Reveja esta sessão e conheça algumas dicas essenciais para manter uma boa saúde física e mental.


Sobre o autor

Daniel Santos | Communication Specialist

A Tecnologia e a Contabilidade são as minhas grandes paixões. Cresci na era em que o mundo me entrava pela ponta dos dedos e deixei-me fascinar pelas potencialidades da tecnologia. A isso juntei o meu gosto pelos números e a curiosidade pela Contabilidade, resultando num casamento perfeito. A formação em Tecnologias da Comunicação abriu-me ainda mais os horizontes e desde então não há novidade que me escape à análise crítica.

Nos meus artigos irá encontrar as novidades mais relevantes do mundo do setor da contabilidade e tecnológico, sempre pinceladas com uma dose analítica própria de quem vive para partilhar conhecimento.
Autor do artigo:
Daniel Santos
Data de criação do artigo:
23 de fevereiro, 2021
Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse