Gestão

Não, o contabilista já não é só para calcular os meus impostos

2 de fevereiro, 2021
contabilista

Ainda se lembra quando o contabilista era conhecido como o mangas de alpaca sem empatia, e que tinha apenas a função de entregar as declarações obrigatórias? Pois bem, já não é assim. Nos últimos anos, a contabilidade assumiu um papel fundamental no apoio à gestão empresarial e o contabilista tornou-se um assessor de gestão que contribui para o sucesso das organizações.

No mundo atual, cada vez mais exigente e global, as empresas e os empresários enfrentam desafios permanentes para acompanhar a dinâmica dos negócios e para fazer face a uma concorrência cada vez mais competitiva e criativa. Para se manterem no mercado, os empresários têm que se concentrar nos negócios e nos mercados, delineando estratégias focadas na evolução dos produtos e serviços, indo de encontro às exigências de clientes cada vez mais sofisticados e exigentes, e que valorizam acima de tudo a sustentabilidade.

Como pode, então, a contabilidade auxiliar a gestão de uma empresa?

A era digital e a inteligência artificial revolucionaram os sistemas produtivos, a distribuição e a capacidade de gerir informação. Para fazer face a esta nova realidade, as empresas têm que se reinventar e preparar os seus trabalhadores, dotando-os de competências e literacia digital. Face a tudo isto, os contabilistas têm que acompanhar toda a evolução empresarial, tratando e disponibilizando informação contabilística e financeira fiável e atempada, para o acompanhamento e controlo de gestão empresarial quotidiano, fornecendo matéria que ajude o empresário a decidir o caminho a seguir.

E como pode fornecer informações de apoio à decisão?

Os contabilistas deverão assumir um papel de consultores junto dos gestores, acompanhando a evolução do negócio e aconselhando, apoiando-se, para tal, nas tecnologias ao dispor. Isto é, vão além do seu papel tradicional e analisam, interpretam e traduzem relatórios em informação de gestão com o objetivo de fornecer informações detalhadas aos empresários, auxiliando-os diretamente na tomada de decisão. A título de exemplo, um contabilista pode utilizar as informações de vendas para verificar qual é o produto com maior margem, os desvios nos gastos relativamente aos períodos anteriores ou alertar sobre um gasto que pode ser reduzido, apoiando assim no planeamento financeiro da empresa.

Identificar oportunidades no mercado, também faz parte?

Claro que sim. As constantes mudanças na legislação podem beneficiar ou prejudicar um negócio. O contabilista saberá identificá-las e alertar o empresário para a realidade que lhe for mais conveniente, como é o caso de linhas de crédito, sistemas de incentivo entre tantas outras medidas que vão sendo implementadas ao longo do tempo. Podem ainda sugerir enquadramentos mais vantajosos para reduzir a carga fiscal dos seus clientes, na medida em que estas são temáticas sobre as quais o contabilista está necessariamente atento.

Como pode o contabilista transformar a realidade de uma empresa?

Recorrendo aos reports e à análise de vários indicadores de desempenho é possível traçar um diagnóstico do negócio. E é a partir desse levantamento e dessa análise que o contabilista assume o papel de médico das empresas. Ou seja, tem de se aperceber do problema, sugerir melhorias e fazer um correto acompanhamento até ao resultado pretendido. Os contabilistas explicam aos empresários quais os fornecedores que têm de ser ajustados, como melhorar o fluxo de caixa, ou simplesmente como separar as finanças pessoais das empresariais.

Em suma, a profissão de contabilista nos tempos atuais tornou-se muito mais exigente do ponto de vista do conhecimento legislativo e tecnológico que suporta a sua missão. O papel do Contabilista tornou-se assim mais exigente e dignificante como preparador da informação contabilística, financeira, fiscal, e até laboral, e simultaneamente, como consultor de gestão com serviços e conhecimento de valor acrescentado no apoio à gestão e decisão.

Se gostou deste artigo, aproveite a aprenda como gerir os seu Escritório de Contabilidade à distância, como o apoio de tecnologia aqui.


Sobre o autor

Tiago Nunes | Operations Manager

Partilho a paixão pela gestão com a Nucase há 10 anos. Estratégia, inovação e segurança da informação são as palavras de ordem no meu dia-a-dia. Licenciei-me em Administração e Gestão de Empresas, na Universidade Católica Portuguesa, e desde logo percebi que era o meu caminho. Decidido a abraçar este mundo, fui conquistado pelas maravilhas que a tecnologia nos proporciona, não descurando nunca, a sua segurança. Trato por “tu” a curiosidade e, portanto, estou sempre à procura das soluções mais inovadoras que possam acrescentar valor às empresas e mudar paradigmas.

E é isso que vai encontrar no meus artigos por aqui: pensamento crítico, inovação e outra forma de olhar para este sector.

Autor do artigo:
Tiago Nunes
Data de criação do artigo:
2 de fevereiro, 2021
Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse