Vivemos hoje num mundo pautado pela tecnologia, onde toda a informação está disponível a qualquer momento e em qualquer lugar com apenas alguns cliques.
Com o mundo a registar uma evolução exponencial, também no ambiente empresarial as mudanças começam a ser relevantes, estando cada vez mais presente a revolução tecnológica nos vários processos e tarefas.
Seguindo esta tendência, os departamentos financeiros têm hoje à sua disposição um conjunto alargado de ferramentas que lhes permite otimizar toda a gestão e tirar o maior proveito dos seus recursos.
A faturação eletrónica é um excelente exemplo de tecnologias que estão a marcar a transformação desta área, servindo como um motor de aceleração para a digitalização e para a desmaterialização dos processos.
O ano de 2020 ficou marcado pelo início de uma transição que promete mudar a gestão financeira das empresas.
As pequenas e médias empresas fornecedoras do estado passaram a estar obrigadas a enviar faturas eletrónicas, desde o dia 01 de julho de 2021. Já as microempresas e outros fornecedores públicos passam a ter esta obrigação a 31 de dezembro de 2021.
Embora seja uma implementação obrigatória no âmbito dos contratos públicos, esta estratégia surge como uma oportunidade de evolução para as empresas. Desta forma, podem aumentar a agilidade dos seus processos, reduzir os custos no processo de faturação e aumentar a eficiência das empresas.
Com as empresas a assumirem a transformação digital como um eixo estratégico na sua gestão, cresce a procura por novas formas de digitalizar os seus processos.
No departamento financeiro das organizações, esta estratégia começa também a ganhar relevância, procurando simplificar processos de menor valor acrescentado que implicam uma grande carga burocrática e um grande consumo de recursos.
A faturação eletrónica surge assim como uma das áreas onde a tecnologia financeira poderá entregar maior benefício, podendo a organização fazer uso da tecnologia EDI para garantir uma desmaterialização dos processos e um relacionamento mais próximo com clientes e fornecedores.
Uma fatura eletrónica é um documento emitido, transmitido e recebido num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico.
Esta é assinada digitalmente e enviada diretamente do sistema do emissor para o cliente, garantindo a mesma validade de um documento em papel.
Os sistemas de faturação eletrónica podem ser integrados com qualquer ERP, facilitando a comunicação de qualquer documento com valor contabilístico e garantindo a automatização do tratamento da informação.
Através da comunicação imediata das faturas, o tempo de envio e processamento das faturas é reduzido, permitindo diminuir os prazos de pagamento.
Assim, é possível obter uma melhoria do cash-flow e aumentar a liquidez da sua empresa.
Com a desmaterialização dos processos de faturação, é reduzido significativamente o consumo de papel, consumíveis e selos, levando a uma redução imediata de custos e a adoção de uma estratégia mais sustentável para a sua organização.
Além disso, grande parte dos processos manuais de baixo valor passam a ser automatizados, permitindo alocar os seus recursos a tarefas de maior valor, garantindo assim um aumento de eficiência.
Com a implementação do sistema de faturação eletrónica, deixa de necessitar de manter um arquivo físico das suas faturas, passando este a ser realizado de forma digital.
Além de poupar espaço, poderá também consultar os documentos a qualquer momento.
Com as soluções de EDI e faturação eletrónica da YET, garanta a desmaterialização da sua faturação com toda a segurança, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos legais associados à faturação.
Obtenha um maior controlo do negócio da sua empresa, garanta maior transparência nas transações e automatize o envio e receção de faturas.
Conheça o caso de estudo do Institutoptico e fique a conhecer como a YET poderá tornar-se no motor de aceleração da sua empresa.
Paulo Oliveira | Digital Marketing Specialist
Com uma visão 360º de Marketing Digital, planeio, implemento e acompanho a estratégia de marketing digital da PRIMAVERA, procurando garantir sempre a melhor performance.
Atento às novas tendências tecnológicas, alio diariamente o meu know-how em ferramentas de marketing digital à máxima criação de valor, de maneira a impulsionar os melhores resultados das organizações.
Acompanhe os meus artigos e fique a par das tendências e dicas para implementar as estratégias de marketing mais eficazes e, assim, agilizar os processos da sua empresa.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |