Vivemos hoje num mundo pautado pela tecnologia, onde toda a informação está disponível a qualquer momento e em qualquer lugar com apenas alguns cliques.
Com o mundo a registar uma evolução exponencial, também no ambiente empresarial as mudanças começam a ser relevantes, estando cada vez mais presente a revolução tecnológica nos vários processos e tarefas.
Seguindo esta tendência, os departamentos financeiros têm hoje à sua disposição um conjunto alargado de ferramentas que lhes permite otimizar toda a gestão e tirar o maior proveito dos seus recursos.
A faturação eletrónica é um excelente exemplo de tecnologias que estão a marcar a transformação desta área, servindo como um motor de aceleração para a digitalização e para a desmaterialização dos processos.
A faturação eletrónica é uma oportunidade
O ano de 2020 ficou marcado pelo início de uma transição que promete mudar a gestão financeira das empresas.
As pequenas e médias empresas fornecedoras do estado passaram a estar obrigadas a enviar faturas eletrónicas, desde o dia 01 de julho de 2021. Já as microempresas e outros fornecedores públicos passam a ter esta obrigação a 31 de dezembro de 2021.
Embora seja uma implementação obrigatória no âmbito dos contratos públicos, esta estratégia surge como uma oportunidade de evolução para as empresas. Desta forma, podem aumentar a agilidade dos seus processos, reduzir os custos no processo de faturação e aumentar a eficiência das empresas.
A faturação eletrónica como vantagem competitiva nas organizações
Com as empresas a assumirem a transformação digital como um eixo estratégico na sua gestão, cresce a procura por novas formas de digitalizar os seus processos.
No departamento financeiro das organizações, esta estratégia começa também a ganhar relevância, procurando simplificar processos de menor valor acrescentado que implicam uma grande carga burocrática e um grande consumo de recursos.
A faturação eletrónica surge assim como uma das áreas onde a tecnologia financeira poderá entregar maior benefício, podendo a organização fazer uso da tecnologia EDI para garantir uma desmaterialização dos processos e um relacionamento mais próximo com clientes e fornecedores.
Fature de forma digital com toda a validade de uma fatura em papel
Uma fatura eletrónica é um documento emitido, transmitido e recebido num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico.
Esta é assinada digitalmente e enviada diretamente do sistema do emissor para o cliente, garantindo a mesma validade de um documento em papel.
Integre com o seu ERP sem dificuldade
Os sistemas de faturação eletrónica podem ser integrados com qualquer ERP, facilitando a comunicação de qualquer documento com valor contabilístico e garantindo a automatização do tratamento da informação.
Aumento de cash-flow da sua empresa
Através da comunicação imediata das faturas, o tempo de envio e processamento das faturas é reduzido, permitindo diminuir os prazos de pagamento.
Assim, é possível obter uma melhoria do cash-flow e aumentar a liquidez da sua empresa.
Redução dos custos e maior eficiência de recursos
Com a desmaterialização dos processos de faturação, é reduzido significativamente o consumo de papel, consumíveis e selos, levando a uma redução imediata de custos e a adoção de uma estratégia mais sustentável para a sua organização.
Além disso, grande parte dos processos manuais de baixo valor passam a ser automatizados, permitindo alocar os seus recursos a tarefas de maior valor, garantindo assim um aumento de eficiência.
Arquivo de faturas acessível a partir de qualquer lugar
Com a implementação do sistema de faturação eletrónica, deixa de necessitar de manter um arquivo físico das suas faturas, passando este a ser realizado de forma digital.
Além de poupar espaço, poderá também consultar os documentos a qualquer momento.
Acelere a desmaterialização ao aderir à Faturação Eletrónica
Com as soluções de EDI e faturação eletrónica da YET, garanta a desmaterialização da sua faturação com toda a segurança, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos legais associados à faturação.
Obtenha um maior controlo do negócio da sua empresa, garanta maior transparência nas transações e automatize o envio e receção de faturas.
Conheça o caso de estudo do Institutoptico e fique a conhecer como a YET poderá tornar-se no motor de aceleração da sua empresa.
Sobre o autor
Paulo Oliveira | Digital Marketing Specialist
Com uma visão 360º de Marketing Digital, planeio, implemento e acompanho a estratégia de marketing digital da PRIMAVERA, procurando garantir sempre a melhor performance.
Atento às novas tendências tecnológicas, alio diariamente o meu know-how em ferramentas de marketing digital à máxima criação de valor, de maneira a impulsionar os melhores resultados das organizações.
Acompanhe os meus artigos e fique a par das tendências e dicas para implementar as estratégias de marketing mais eficazes e, assim, agilizar os processos da sua empresa.