Tecnologia

Tecnologia Financeira: A faturação eletrónica como motor de aceleração

12 de outubro, 2021
faturacao-eletronica

Vivemos hoje num mundo pautado pela tecnologia, onde toda a informação está disponível a qualquer momento e em qualquer lugar com apenas alguns cliques.

Com o mundo a registar uma evolução exponencial, também no ambiente empresarial as mudanças começam a ser relevantes, estando cada vez mais presente a revolução tecnológica nos vários processos e tarefas.

Seguindo esta tendência, os departamentos financeiros têm hoje à sua disposição um conjunto alargado de ferramentas que lhes permite otimizar toda a gestão e tirar o maior proveito dos seus recursos.

A faturação eletrónica é um excelente exemplo de tecnologias que estão a marcar a transformação desta área, servindo como um motor de aceleração para a digitalização e para a desmaterialização dos processos.

A faturação eletrónica é uma oportunidade

O ano de 2020 ficou marcado pelo início de uma transição que promete mudar a gestão financeira das empresas.

As pequenas e médias empresas fornecedoras do estado passaram a estar obrigadas a enviar faturas eletrónicas, desde o dia 01 de julho de 2021. Já as microempresas e outros fornecedores públicos passam a ter esta obrigação a 31 de dezembro de 2021.


Embora seja uma implementação obrigatória no âmbito dos contratos públicos, esta estratégia surge como uma oportunidade de evolução para as empresas. Desta forma, podem aumentar a agilidade dos seus processos, reduzir os custos no processo de faturação e aumentar a eficiência das empresas.


A faturação eletrónica como vantagem competitiva nas organizações


Com as empresas a assumirem a transformação digital como um eixo estratégico na sua gestão, cresce a procura por novas formas de digitalizar os seus processos.


No departamento financeiro das organizações, esta estratégia começa também a ganhar relevância, procurando simplificar processos de menor valor acrescentado que implicam uma grande carga burocrática e um grande consumo de recursos.


A faturação eletrónica surge assim como uma das áreas onde a tecnologia financeira poderá entregar maior benefício, podendo a organização fazer uso da tecnologia EDI para garantir uma desmaterialização dos processos e um relacionamento mais próximo com clientes e fornecedores.


Fature de forma digital com toda a validade de uma fatura em papel


Uma fatura eletrónica é um documento emitido, transmitido e recebido num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico.
Esta é assinada digitalmente e enviada diretamente do sistema do emissor para o cliente, garantindo a mesma validade de um documento em papel.


Integre com o seu ERP sem dificuldade


Os sistemas de faturação eletrónica podem ser integrados com qualquer ERP, facilitando a comunicação de qualquer documento com valor contabilístico e garantindo a automatização do tratamento da informação.


Aumento de cash-flow da sua empresa


Através da comunicação imediata das faturas, o tempo de envio e processamento das faturas é reduzido, permitindo diminuir os prazos de pagamento.


Assim, é possível obter uma melhoria do cash-flow e aumentar a liquidez da sua empresa.


Redução dos custos e maior eficiência de recursos


Com a desmaterialização dos processos de faturação, é reduzido significativamente o consumo de papel, consumíveis e selos, levando a uma redução imediata de custos e a adoção de uma estratégia mais sustentável para a sua organização.


Além disso, grande parte dos processos manuais de baixo valor passam a ser automatizados, permitindo alocar os seus recursos a tarefas de maior valor, garantindo assim um aumento de eficiência.


Arquivo de faturas acessível a partir de qualquer lugar


Com a implementação do sistema de faturação eletrónica, deixa de necessitar de manter um arquivo físico das suas faturas, passando este a ser realizado de forma digital.

Além de poupar espaço, poderá também consultar os documentos a qualquer momento.


Acelere a desmaterialização ao aderir à Faturação Eletrónica


Com as soluções de EDI e faturação eletrónica da YET, garanta a desmaterialização da sua faturação com toda a segurança, ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos legais associados à faturação.

Obtenha um maior controlo do negócio da sua empresa, garanta maior transparência nas transações e automatize o envio e receção de faturas.


Conheça o caso de estudo do Institutoptico e fique a conhecer como a YET poderá tornar-se no motor de aceleração da sua empresa.


Sobre o autor

Paulo Oliveira | Digital Marketing Specialist

Com uma visão 360º de Marketing Digital, planeio, implemento e acompanho a estratégia de marketing digital da PRIMAVERA, procurando garantir sempre a melhor performance.

Atento às novas tendências tecnológicas, alio diariamente o meu know-how em ferramentas de marketing digital à máxima criação de valor, de maneira a impulsionar os melhores resultados das organizações.

Acompanhe os meus artigos e fique a par das tendências e dicas para implementar as estratégias de marketing mais eficazes e, assim, agilizar os processos da sua empresa.

Autor do artigo:
Paulo Oliveira
Data de criação do artigo:
12 de outubro, 2021
Tags:
Partilhe este artigo:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades.

Ao subscrever concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros artigos do seu interesse