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Tesouraria: Como fazer com que os seus clientes recebam mais rápido?

3 de dezembro, 2020
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Gerir a tesouraria de uma empresa é um grande desafio para muitos gerentes e gestores pelos frequentes contratempos que surgem diariamente.

Além de ser importante acompanhar a evolução do número de clientes, do volume de negócios e do lucro libertado em cada negócio, existem vários outros processos de contabilidade que se tornam essenciais para o sucesso de qualquer entidade.

Para garantir uma correta saúde financeira, é importante que as cobranças sejam encaradas como um dos focos da gestão da tesouraria, garantindo uma constante entrada de dinheiro em caixa.
De forma a garantir que os seus clientes recebam os seus pagamentos a tempo e horas, deixamos algumas dicas que podem ser adotadas pelos seus clientes.

Dicas para garantir um recebimento mais rápido e uma boa gestão da tesouraria

Se as cobranças são um dos fatores mais importantes para pautar o sucesso de tesouraria de uma empresa, nos tempos que correm, e com a incerteza constante do mercado, este é um processo que se torna essencial garantir.

Embora possa ser encarado por muitos como uma desconfiança pelo cliente é, na verdade, uma forma de garantir a sustentabilidade de uma organização.

Se procura algumas estratégias para tornar os recebimentos mais rápidos, deixamos algumas dicas que poderão ser úteis para garantir a entrada de dinheiro em caixa e uma melhor gestão da sua tesouraria.

Fixe os termos e datas de pagamento

Ao fechar um novo negócio, é importante que fique definido, deste o início, a data (ou datas) em que será feito o pagamento.
Se, em muitos casos, o recebimento é feito na entrega dos bens ou serviço, ou após alguns dias, é também possível negociar um pagamento faseado através de tranches.
Assim, perceba se é importante receber algum dinheiro adiantado para fazer face a algumas despesas e proponha ao cliente os seus termos de pagamento.
Após chegar a um acordo, não se esqueça de deixar por escrito num contrato ou num email, com prova de aceitação do comprador, de forma a fazer prova em caso de necessidade.

Ofereça benefícios por pronto pagamento

Outra forma de facilitar o recebimento a tempo e horas é apresentar vantagens em caso de pronto pagamento ou pagamento antecipado.
Se a margem assim o permitir, acorde um desconto (ex. 1 ou 2% sobre a fatura) ou outro benefício que possa ser vista pelo cliente como um incentivo para justificar o pagamento atempado da fatura.

Apresente várias opções de pagamento

Um dos problemas que é apontado como a origem de vários atrasos nos recebimentos é o método de pagamento disponível.
De forma a simplificar este processo, é importante que forneça vários tipos de opções para que o cliente possa escolher aquela que lhe é mais útil. Pode ainda questionar ao cliente qual o método que prefere usar de forma a não haver surpresas.

Se trabalhar com pagamento por transferência bancária, poderá também ter conta em vários bancos de forma a acelerar a entrada do dinheiro na conta.
Coloque toda a informação sobre as opções de pagamento no contrato que fizer com o seu cliente, para que este saiba com antecedência como tem de efetuar a liquidação da fatura.

Fixe juros de mora por atraso nos pagamentos

Caso exista um historial de atrasos de pagamento ou se necessita de garantir o pagamento até determinado dia, poderá optar por estabelecer penalizações em caso de atraso no pagamento.
Nestes casos, defina em contrato os juros de mora relativos ao não pagamento a tempo e horas, garantindo que o cliente toma conhecimento desta informação e das penalizações que pode estar a incorrer.

Não atrase o envio das faturas

Outro dos grandes responsáveis pelos atrasos nos pagamentos é o atraso no envio das faturas.
Se pretende que o seu cliente pague na data combinada, é importante que envie a fatura o mais cedo possível, permitindo que seja possível processá-la e emitir a ordem do seu pagamento com a devida antecedência.

Automatize os processos

Se está a ter dificuldades em tratar de certas burocracias em tempo útil, poderá simplificar os processos com através de um software de faturação que lhe permita gerar alguns automatismos em certas tarefas repetitivas, como é o caso do envio das faturas.
Desta forma, irá rentabilizar o seu tempo, ter a certeza que os documentos são enviados no momento certo e garantir o correto funcionamento da sua contabilidade.

Envie lembretes de pagamento

Caso tenha acordado prazos de pagamento com o seu cliente, pode criar lembretes de pagamentos de forma a relembrá-lo que o pagamento de uma certa fatura se aproxima.
Esta será uma estratégia que não deverá utilizar em todos os casos, uma vez que alguns clientes podem considerar ofensiva. No entanto, poderá ser uma boa opção para não deixar que a data de pagamento passe despercebida.

Estabeleça um procedimento de follow-up para atrasos de pagamento

Se chegar à data de pagamento acordada e este não tiver sido feito, é importante que defina um procedimento de follow-up junto do cliente.
Comece com um email a avisar da falta de pagamento e, caso não resulte, opte pelo telefone para tentar chegar à sua tesouraria ou à pessoa responsável por realizar o processamento das faturas e o respetivo pagamento.
Nesta fase, é importante que mantenha um tom calmo e resolutivo, de forma a tentar chegar a um acordo favorável à sua tesouraria ao regularizar a dívida de forma amigável.

Em último caso, entregue a dívida a uma empresa especializada

Se já tentou, por múltiplas vezes, chegar a acordo para a liquidação da dívida poderá, em último caso, optar por entregar este processo a uma empresa especializada em cobranças.
Nestes casos, irá perder uma percentagem do valor em dívida como comissão, mas permitirá receber parte da fatura e transitar o litígio para um terceiro.
Estas são assim algumas dicas para tentar acelerar os recebimentos dos seus clientes, permitindo manter uma correta gestão da tesouraria.


Sobre o autor

Daniel Santos | Communication Specialist

A Tecnologia e a Contabilidade são as minhas grandes paixões. Cresci na era em que o mundo me entrava pela ponta dos dedos e deixei-me fascinar pelas potencialidades da tecnologia. A isso juntei o meu gosto pelos números e a curiosidade pela Contabilidade, resultando num casamento perfeito. A formação em Tecnologias da Comunicação abriu-me ainda mais os horizontes e desde então não há novidade que me escape à análise crítica.

Nos meus artigos irá encontrar as novidades mais relevantes do mundo do setor da contabilidade e tecnológico, sempre pinceladas com uma dose analítica própria de quem vive para partilhar conhecimento.
Autor do artigo:
Daniel Santos3
Data de criação do artigo:
3 de dezembro, 2020
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